quarta, 12 de junho de 2019 - 12:06h
Servidores de área financeira do GEA tem capacitação de controle interno e externo na EAP
EAP promove mais uma vez o Curso de Controle Interno e Externo para servidores estaduais
Por: Leonardo
Foto: Leonardo
Importância de conhecer ferramentas de controle reúne servidores estaduais na EAP

      O Controle é uma forma de fiscalizar pessoas, físicas e jurídicas, evitando que a objetivada entidade se desvie das finalidades para as quais foi instituída na sociedade. Por essa razão que a Escola de Administração Pública do Amapá- EAP apresentou para (100) cem cursistas de Controle Interno e Externo da área financeira do Estado, o ministrante João Carlos, formado em Ciências Contábeis e especialista em Finanças e Controle com mais de 20 vinte anos de carreira no Estado do Amapá, lotado na Controladoria Geral do Estado do Amapá- CGE nesta segunda-feira 10.

      Para o eminente professor João Carlos, o conceito de Controle perpassa pelo adjetivo “interno” quer dizer que, na Administração Pública, o controle que será exercido por servidores da própria entidade auditada, conforme as normas, regulamentos e procedimentos por ela própria determinada, em consonância, óbvio, com os preceitos gerais da Constituição e das leis que regem o setor público.

      “Esse controle é essencial para a administração que hoje almeja mais transparência na aplicação dos recursos públicos. Por isso os servidores que atuam nesta área precisam conhecer a fundo o que é gasto público e cumprimento das normas constitucionais”. Ressaltou.

       O Controle externo, é realizado por órgão estranho dos atos administrativos a exemplo o Tribunal de Contas, Ministério Público e também, conforme alguns teóricos, o Controle Social.

      Segundo Misael Pereira, responsável pelas finanças da EAP, a metodologia, a didática do professor João Carlos é muito interessante. “Ele conhece o assunto, tem domínio e aplica os casos da realidade para que possamos compreender como isso pode afetar nossa vida e da população”.

      De outro lado, a senhora Adriana Santana afirmou que por ser diretora do departamento financeiro da Secretaria de Turismo- Setur, o Controle interno e externo devem ser prioridades quando da aplicação dos recursos públicos de forma transparente para a sociedade.

      “Observamos que a eficiência e a eficácia andam juntos embora ocorra de modo diferente na aplicação de recursos. Ao se comparar bens e serviços a administração pública deve analisar e não comparar ou se preocupar ao analisar os custos da Administração Pública, já que o interesse da população é prioridade”. Pontuou.

      O Curso de Controle Interno e Externo iniciou na última segunda-feira,10 e encerra na sexta-feira,14, com o resultado da avaliação dos cursistas, que devem receber o certificado pela participação nas atividades em sala de aula, estarão melhor capacitados para os desafios comuns para essa área administrativo-financeira.

ANEXOS
NOME DO ARQUIVO
Baixar
Portaria 446-2017/SEAD-Torna sem Efeito Baixar
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EAP - Escola de Administração Pública do Amapá
Rua Amazonas, 20 - Centro, Macapá/AP
(96) 3312-1950
contato@eap.ap.gov.br
Horário de Funcionamento : 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá